<i>Guernica</i> em Viseu

Image 20253

«A Arte De­nuncia a Guerra» foi o tema da pa­lestra que, no dia 15, acom­pa­nhou a inau­gu­ração da ex­po­sição «Guer­nica» na ga­leria do Ins­ti­tuto Por­tu­guês do Des­porto e da Ju­ven­tude (IPDJ) em Viseu. Um dos ora­dores, José Pessoa, su­bli­nhou a ne­ces­si­dade de falar das his­tó­rias das guerras para «criar uma cons­ci­ência ac­tiva de de­fesa da Paz». É este o ob­jec­tivo cen­tral da ex­po­sição, pre­pa­rada para a Festa do Avante! de 2012 e que desde então anda a per­correr o País.

Acom­pa­nhando a pro­jecção de ima­gens com pa­la­vras de com­pro­misso, José Pessoa prendeu a au­di­ência du­rante mais de uma hora com a sua in­ter­venção: «Todos somos res­pon­sá­veis pela guerra e pelo so­fri­mento hor­rendo que ela causa, se não formos ca­pazes de dar o nosso con­tri­buto para a evitar», afirmou, acres­cen­tando que o ho­lo­causto «não se cingiu a um de­ter­mi­nado mo­mento his­tó­rico», já que todas as guerras di­zimam gente ino­cente que «am­bi­ciona viver em paz». Estas pa­la­vras foram ca­pazes de trans­formar as fo­to­gra­fias dos hor­rores cau­sados pela guerra em men­sa­gens de es­pe­rança num fu­turo pa­cí­fico para a Hu­ma­ni­dade.

En­qua­drados pela mo­nu­mental re­pro­dução do quadro ori­ginal de Pablo Pi­casso e pelos de­se­nhos e es­tudos que o an­te­ce­deram, en­vol­vidos pela poé­tica de Carlos de Oli­veira in­ter­pre­tando cada frag­mento de Guer­nica e pela be­leza con­ta­gi­ante do poema de Eu­génio de An­drade, de­di­cado ao velho car­valho so­bre­vi­vente aos bom­bar­de­a­mentos, as largas de­zenas de par­ti­ci­pantes aplau­diram lon­ga­mente, no final, a dis­ser­tação do his­to­ri­ador. Esta foi a pri­meira ini­ci­a­tiva da ex­po­sição «Guer­nica» e deu azo a co­men­tá­rios elo­gi­osos dos pre­sentes: «Ainda bem que vim!»; «Obri­gada»; e «Quinta-feira cá es­tarei de novo», numa alusão à apre­sen­tação do livro de Fe­de­rico García Lorca «Alo­cução ao povo da al­deia de Fu­en­te­va­queros», que é hoje, 21, apre­sen­tada no mesmo local (às 21 horas), com mú­sica ao vivo de Paulo Vaz de Car­valho e Ca­ta­rina Braga.

 



Mais artigos de: PCP

Um Congresso ligado<br>à vida e à luta

Mais de 170 qua­dros da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal deram corpo à reu­nião pre­pa­ra­tória do XX Con­gresso do PCP, re­a­li­zada no dia 14 no salão dos Bom­beiros Vo­lun­tá­rios da Moita com a pre­sença do Se­cre­tário-geral Je­ró­nimo de Sousa. An­te­ontem ao final do dia re­a­lizou-se no Porto uma ini­ci­a­tiva se­me­lhante, que abor­da­remos com de­talhe na pró­xima edição.

Novo CT para mais intervenção

O Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou, do­mingo, na ce­ri­mónia de inau­gu­ração do novo Centro de Tra­balho do Par­tido em Vila Real de Santo An­tónio.

Direito ao trabalho<br>e à segurança no emprego

O PCP re­a­lizou, no dia 15, em Braga, uma sessão pú­blica en­qua­drada na cam­panha na­ci­onal «Mais di­reitos, Mais fu­turo. Não à pre­ca­ri­e­dade». Reu­nidas no au­di­tório da Es­cola Fran­cisco San­ches, cerca de duas cen­tenas de pes­soas ou­viram o tes­te­munho de vá­rios tra­ba­lha­dores.

Esta Festa vai ser maior...<br>e ainda melhor

Al­garve, Braga, Coimbra e Porto são as or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais do Par­tido a quem ca­berá, na 40.ª Festa do Avante!, a honra e a res­pon­sa­bi­li­dade de «inau­gurar» o novo ter­reno da Quinta do Cabo.

Começar bem<br>para acabar melhor

No distrito de Leiria, a organização do Partido empenhou-se de corpo inteiro na concretização da campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», o que explica o êxito que ela está a ter também na região. Como conta...

Esclarecer e mobilizar

Passados dois meses sobre o lançamento da campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade!», o balanço feito por Paulo Raimundo, da Comissão Política do Comité Central do PCP, é extremamente positivo. Nesta altura,...

Festa na diáspora

As co­me­mo­ra­ções do 95.º ani­ver­sário do PCP, que con­ti­nuam re­a­lizar-se de Norte a Sul do País, estão também a ter ex­pressão na Emi­gração.

Democracia e autonomia

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou o voto proposto pelo PCP de saudação à aprovação e promulgação da Constituição da República Portuguesa por ocasião do seu 40.º aniversário. No voto, destaca-se a...

Comunista não entra

O jornal i noticiava, no dia 12, a abertura das jornadas parlamentares do PCP no dia anterior com uma pequena caixa de uma página onde dava o mesmo destaque ao artigo do Avante! sobre a nova rubrica de comentário político da TVI. Vários comentários feitos nas redes sociais depois, a...